Home - Revista Viver Brasil   Friday, 10 de February de 2012  
 Acesso Restrito

Capa
100 dias de solidão
Nesta edição

alimentaÇÃo
Mocinho ou vilão?

O café sempre protagonizou discussões em torno dos benefícios ou malefícios que causa à saúde. A conclusão é que, sem excessos, ele é inofensivo

Texto: Terezinha Moreira | Fotos: Pedro Vilela
Opiniões e sugestões sobre a matéria?
Mande para redacao@revistaviverbrasil.com.br


Quase ninguém dispensa um cafezinho logo pela manhã. Outros não ficam sem a bebida ao longo do dia. Há quem a tome mesmo antes de ir para a cama. O fato é que o café tornou-se insubstituível e faz parte da vida da maioria das pessoas. Sempre há espaço para um cafezinho, uma das bebidas mais consumidas no mundo. Há aqueles que dizem que um de seus componentes, a cafeína, provoca males ao organismo humano. Por outro lado, outros garantem que a substância é capaz até de evitar algumas doenças. Em que ou em quem acreditar diante da divulgação de tantas pesquisas que ora apontam o café como mocinho, ora como vilão?

“A verdade quanto ao efeito do consumo do café sobre a saúde humana não conhecemos. Co­nhe­ce-se o efeito farmacológico da cafeína, que aumenta a frequência cardía­ca, a atenção e a capacidade de vigília, entre outros”, afirma a doutora em  ciências médicas, Iná San­tos. Mas, por um bom tempo, o café foi tido, principalmente por mé­dicos, como causador de várias do­en­ças.

A recomendação era para que a bebida fosse abolida do cardápio. Mas não existe comprovação e, no entanto, não há motivos para tal radicalismo. Como qualquer outro alimento, o café só não deve ser consumido em excesso. A quantidade ideal é de três a quatro xícaras de café/dia.
Para Iná Santos, além da possibilidade de haver preferência por parte das revistas médicas em publicar artigos de pesquisas que encontraram associações de café com doenças, sejam elas verdadeiras ou não, a maioria dos estudos nessa área é suscetível a erros de mensuração do consumo da cafeína. “Durante a gestação, por exemplo, a vida média da cafeína no sangue fica aumentada. Já os fumantes excretam a cafeína mais rápido do que os não-fumantes. Ou seja, a determinação do consumo de cafeína está sujeita a erros, o que compromete a validade dos estudos a respeito do efeito da substância sobre a saúde”, explica.    

Independentemente dos estudos, o médico e coordenador do projeto Café e Saú­de, Darcy Lima, diz que o produto é comparável à atividade física, que deve ser praticada todos os dias, moderadamente. “Desta for­ma o café faz muito bem à saúde”, assevera o médico. Em excesso, a cafeína pode causar irritabilida­de, insônia, gastrite, aumento da pressão arterial e da excreção de hormônios do estresse, alteração de humor e dores de cabeça. “Em casos mais extremos, pode ocorrer alteração de lipídios sangüíneos e ou de glicose”, diz a nutricionista Melissa Helena Cruz.

O empresário Flávio Morais é uma das pessoas que tomam muito café. Ele conta que consome de 15 a 20 xícaras de expresso por dia e que isto não lhe faz mal. “Nunca senti absolutamente nada que fosse provocado pelo consumo da bebida”, assegura. “O café me dá mais disposição.” Seu gosto pela bebida é tanto que colocou máquina de café expresso em sua empresa. Já a arquiteta Magda Dias Leite tem uma paixão tão grande por café que não consegue 8 viver sem a bebida. “Meu corpo clama por 15 xícaras/dia, mas consumo, em média, oito.” Magda garante que o café é benéfico à saúde, pois contém antidepressivos e componentes que previnem alguns tipos de câncer. O médico Darcy Lima confirma a informação e vai além: “o consumo moderado de café pode ajudar a prevenir doenças como diabetes, depressão, alcoolismo, cirrose, Parkinson, Alzheimer, além de cânceres de cólon, de útero, de fígado e de mama.”

Outro fissurado pela bebida é o empre­sário Guerra Filho, que toma em média sete xícaras/dia. Ele conta que não consegue iniciar a manhã ou a tarde sem uma xícara. “À noite ainda tomo um cappuccino com caramelo ou café negresco”, salienta o empresário, que garante não sentir nada de ne­gativo em virtude do consumo do café. Como gosta muito da bebida, Guerra Filho diz que procura sempre saber mais sobre o produto e criar receitas à base de café, como cappuccino com caramelo, café prestígio (com licor de coco e chocolate) e café trufado. Deu água na boca? Que tal uma pausa para um cafezinho? Mas sem exagero!

BENEFÍCIOS DA CAFEÍNA

  • Melhora o humor e os desempenhos físico e mental
  • Melhora a atenção e o tempo de reação
  • Nas pessoas privadas de sono, melhora a memória e a capacidade de executar tarefas complexas
  • Pessoas que bebem café com cafeína  têm 30% a menos de risco de desenvolver a doença de Parkinson
  • Nas pessoas ativas a cafeína aumenta a resistência durante atividades aeróbicas e o desempenho em atividades anaeróbicas
  • Diminui a percepção da dor e aumenta a capacidade de queimar gordura em vez de carboidratos
  • As pessoas que bebem de quatro a seis xícaras de café por dia, com ou sem cafeína, têm risco 28% menor  de desenvolver o diabetes do tipo 2.
    O benefício é creditado aos antioxidantes e ao ácido clorogênico presentes no café

    Fonte: www.cafeesaude.com.br
Topo ^                                                                                                                                                 <Voltar Para Edições Anteriores
colunistas
 

Copyright © 2008 - Revista Viver Brasil. - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.
Web Consult - Soluções em Internet