| |
Viver Melhor
Xixi na cama
Pesquisa realizada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro mostrou que a maioria dos brasileiros não tem conhecimentos sobre a enurese noturna ou o popular xixi na cama. De acordo com os pesquisadores, 89% dos 149 entrevistados sofreram algum tipo de agressão devido a esses episódios. O estudo ouviu pacientes entre 6 e 18 anos, do ambulatório de pediatria ou do Núcleo de Estudo da Saúde do Adolescente da Hospital Universitário Pedro Ernesto, da UERJ. Segundo pesquisas aproximadamente 15% das crianças até 5 anos fazem xixi na cama pelo menos duas vezes por semana. O que pode ser considerado normal. Mas se a freqüência for maior e se estender até a adolescência, deve-se procurar um especialista, pois pode ser sinal de enurese noturna. O distúrbio tem causas genéticas, psicológicas e físicas. É preciso investigar. Mas é importante que a criança não seja punida: o ato de fazer xixi é involuntário e inconsciente.
|
Mais um ponto pro Chá verde
Os benefícios do chá verde já são reconhecidos pela ciência. Dessa vez, mais uma pesquisa indica que seu consumo só faz bem. Estudo realizado pela universidade Tohoku constatou que o consumo em grandes quantidades da bebida pode ser eficaz na prevenção de alguns tipos de câncer. A pesquisa foi realizada durante 10 anos com mais de 40 mil japoneses. Os resultados: a ingestão de pelo menos cinco xícaras de chá verde por dia reduz em 42% as chances de desenvolver leucemia e em 48% de câncer no sistema linfático. Sabe-se ainda que o chá verde é também um poderoso antioxidante, sendo muito usado para prevenção de doenças cardíacas, além dos males de Alzheimer e Parkinson.
|
|
|
SXC |
10 dicas para uma vida Melhor
- Acredite em algo bom - Tenha senso de própósito maior - Desenvolva seu potencial único - Coma menos, exercite-se mais e divirta-se - Ame quem está perto de você: cônjuge, filhos, parentes, amigos, vizinhos, colegas de trabalho, membros da comunidade - Alcance equilíbrio em sua vida - Faça exercícios todos os dias, tenha uma alimentação balanceada, mantenha relações sociais significativas e escolha trabalhos que tenham importância para você - Tenha oito ou mais horas de sono por dia - Administre o estresse e desfrute da companhia dos amigos - Seja positivo e tenha um médico de família que o ajude a evitar doenças e melhorar a saúde.
Fonte: Livro Saúde 100%, ed. Seleções conselhos de 100 especialistas em diversas áreas da medicina
|
Troca esperta
Um prato de salada pode não ser tão light quanto aparenta. O abuso no uso do azeite de oliva ou de molhos a base de maionese, por exemplo, pode resultar em muitos quilinhos a mais. Por isso, é preciso cautela na hora de temperar o prato. Uma boa dica é trocar o azeite (100 kcal/colher de sopa) por um molho feito com iogurte desnatado com limão (20 kcal/colher de sopa).
|
Água contaminada
Mais de 10 mil pessoas ficaram doentes entre 1999 e 2008 devido ao consumo de água contaminada no Brasil. Esse foi o resultado de pesquisa feita pelo Ministério da Saúde e Agência Nacional de vigilância Sanitária (Anvisa). Um dado que merece atenção é que em mais de 40% dos casos, as doenças pelo consumo de água contaminada ocorreu dentro das casas. Algumas medidas podem ajudar a prevenir o problema:
- Realize a limpeza do filtro de água regularmente - Nos supermercados, deve-se checar se o refrigerador ou o congelador do estabelecimento tem termômetro para controle da temperatura - Tanto nos estabelecimentos, quanto em casa, os alimentos congelados devem estar armazenados sob temperatura recomendada pelo fabricante, que se encontra no verso dos produtos - O tempo entre a compra dos alimentos perecíveis e seu armazenamento em casa não deve ultrapassar duas horas.
|
Pelo fim da dor!
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) cerca de 30% da população mundial sofrem com dor crônica. No Brasil, o número chega a quase 60 milhões de pessoas, sendo que pelo menos metade delas tem suas atividades comprometidas por algum tipo de dor. Para chamar a atenção sobre esse quadro e conscientizar a população de que é possível viver sem dor por meio de tratamentos adequados, a Sociedade Brasileira de Estudos da Dor (SBED) dá início este mês à Campanha A dor para a vida das pessoas. Pare a dor! O objetivo é alertar pacientes e médicos sobre tratamentos equivocadas. "Queremos estimular essa discussão e melhorar o atendimento aos pacientes que sofrem desse mal", declara Carlos Mauricio de Castro Costa, presidente da SBED. A OMS considera a dor como o quinto sinal vital do ser humano, juntamente com a pressão arterial, temperatura, pulso e respiração. "Por isso, a queixa deve sempre ser investigada com atençao, pois, muitas doenças importantes podem dar seu primeiro sinal por meio de uma dor forte", alerta o presidente da entidade.
|
Adoçantes e câncer
Os adoçantes artificiais, como a sacarina e o aspartame, não estão associados ao risco aumentado de desenvolvimento do câncer de estômago, pâncreas e endométrio. Esta é a conclusão de estudo realizado na Itália envolvendo mais de 3 mil pacientes. Os pesquisadores avaliaram as probabilidades de desenvolvimento de câncer comparando as chances entre usuários e não usuários de adoçantes. Segundo a nutricionista Caroline Fernandes, coordenadora do Setor de Nutrição do Instituto Mineiro de Endocrinologia, os resultados são muito positivos para a prática clínica, já que o uso do adoçante como substituto do açúcar é um recurso importante no controle do peso e do diabetes. Entretanto, ela lembra que o uso exagerado não é saudável. “O excesso pode confundir o cérebro na percepção da saciedade acarretando compulsão por doces.” A nutricionista informa, ainda, que o consumo aumentado de alguns produtos dietéticos pode impedir o emagrecimento devido ao excesso de calorias provenientes de outros nutrientes como gorduras e proteínas. Mais uma vez vale a máxima do equilíbrio.
|
|
Busca no Portal
|