| |
Viver Melhor
Orgânicos X tradicionais
Na contramão da invasão dos produtos orgânicos nas prateleiras dos supermercados de todo o mundo, pesquisa inglesa conclui que não há diferenças nutricionais relevantes entre eles e os alimentos convencionais. Segundo os pesquisadores da London School of Hygiene and Tropical Medicine, as variações não seriam suficientes para trazer benefícios perceptíveis à saúde. Gill Fine, porta-voz da associação britânica Food Standards Agency, que defende os interesses da população em relação a alimentos, afirma que o estudo não deve desestimular as pessoas a consumir produtos orgânicos. Os resultados, segundo ela, indicam apenas que os orgânicos não levam vantagem sobre os tradicionais no quesito nutricional. Mas Fine enumera outras razões para as pessoas optarem pelos orgânicos, como a preocupação dos fabricantes desses produtos com o bem-estar dos animais e o meio ambiente. A Soil Association, principal organização britânica de defesa de alimentos orgânicos, rejeitou as conclusões da pesquisa e disse que seriam necessários estudos mais abrangentes sobre o tema. Está lançada a polêmica!
|
Câncer de mama em homens?
Sim, eles também podem ser vítimas desse tipo da doença. De acordo com o Instituto do Câncer (Inca), a estimativa é de que a cada 100 casos em mulheres, um seja diagnosticado em homens. Em Minas Gerais, foram diagnosticados 5 mil novos casos em 2008, segundo a mastologista Kerstin Kapp Rangel, do Instituto Mário Penna. A especialista diz que pela falta de informação e preconceito, muitos homens deixam de procurar ajuda profissional, o que dificulta o tratamento da doença. “É importante que se fale que o aparecimento de um câncer na mama nada tem a ver com feminilidade.” A médica ressalta que não há forma de prevenir esse tipo de tumor, por isso o importante é que, ao perceber qualquer alteração na mama, o homem procure um médico. “O endurecimento do mamilo, nódulos ou alguma secreção podem ser sinais da doença”, alerta Kerstin Rangel.
|
Vinho tinto mexe com a libido feminina
Que o vinho tinto faz bem para o coração todos já sabem. Mas não é apenas o coração que é estimulado pelo consumo da bebida. Em recente pesquisa realizada pela Universidade de Florença, na Itália, foi comprovado o poder afrodisíaco do vinho, especialmente para elas. O estudo aconteceu com cerca de 800 mulheres. Os resultados mostraram que uma ou duas taças de vinho tinto por dia são capazes de aumentar significativamente a libido feminina. É importante lembrar que não vale exagerar. Senão ao invés de ficar animada, a mulher pode literalmente apagar na hora H!
Dica de especialista: Você sabe qual a ordem de servir os vinhos durante um jantar? O sommelier Alex Sacramento, da Expand Wine, ensina: - Para acompanhar a entrada – vinho branco resfriado a 6 a 8 ºC - Para o prato principai – vinho tinto resfriado a 16 ºC a 18 ºC - Na sobremesa – vinho doce, denominado de vinho de sobremesa ou vinho do Porto resfriado entre 12 ºC e 15 ºC O sommelier lembra que não há problema em misturar os tipos da bebida. Mais uma vez o que vale é a moderação. “Uma taça de cada é o recomendado”, atenta.
|
Dúvida do leitor
Tenho que colocar aparelho fixo e meu ortodontista indicou o de porcelana ou safira, aqueles considerados invisíveis. Gostaria de saber quais as diferenças entre eles. Pergunta enviada pela leitora Priscila Lamego
De acordo com a ortodontista Vivian Pimenta Salgado, do Núcleo de Odontologia Lourdes, a cerâmica e a porcelana são materiais com pouca translucidez e coloração mais opaca. Já o aparelho de safira apresenta resultado estético superior, pois possui aspecto mais translúcido, que deixa o aparelho ainda mais discreto. “Outra vantagem da safira é que o material possui coeficiente de atrito mais baixo que a porcelana aumentando a eficácia do aparelho”, afirma a especialista. Porém, vale lembrar que o custo deste último é mais alto.
|
|
|
SXC |
Para Viver Melhor
Na hora de fritar os alimentos troque o óleo ou a manteiga pelo azeite de oliva, sempre que puder. Ele é menos calórico, mais nutritivo e é uma gordura do bem. Ou seja, aquela que faz bem ao coração!
|
|
|
SXC |
Delícia leve
Bateu aquela vontade de comer um doce depois do almoço? Mas você não quer jogar por terra todo o esforço da dieta feita a semana inteira? Não se desespere! A pedido da Viver Brasil, a nutricionista Priscila Gabriela Braga elaborou receita de uma saborosa sobremesa que não vai pesar na consciência, nem na balança!
Arroz doce light 1/2 xícara (chá) de arroz lavado e escorrido 2 xícaras (chá) de água 1 unidade de maçã ralada grossa 1 xícara (chá) de leite desnatado. Adoçante (a gosto), canela em pau e cravo da Índia (a gosto)
Modo de preparo 1 Cozinhe o arroz com a água, a canela em pau, os cravos e a maçã 2 Quando o arroz estiver cozido, adicione o leite e mexa bem, até obter um creme espesso 3 Se necessário, cozinhe por mais 5 minutos 4 Retire do fogo e deixe esfriar 5 Adoce, coloque em potes de sobremesa e polvilhe com canela em pó Sirva gelado. A receita rende 4 porções. Cada uma tem em média 96 calorias.
|
|
Busca no Portal
|